Geral

PREOCUPADOS COM LIMPEZA DA CIDADE, VEREADORES FAZEM INDICAÇÕES AO GOVERNO MUNICIPAL

PREOCUPADOS COM LIMPEZA DA CIDADE, VEREADORES FAZEM INDICAÇÕES AO GOVERNO MUNICIPAL

Três vereadores tiveram indicações aprovadas na reunião desta segunda-feira (6), cujos teores foram voltados para limpeza na cidade. Foram autores de proposições neste sentido os vereadores Irma Rezende Rocha, Jhonathan Lavador e Rapinha.

A vereadora Irma pediu que fosse efetuado um cronograma de manutenção em todos os bairros de Frutal, distrito e povoados de Frutal, realizando uma ação em conjunto entre as secretarias competentes e sugere que seja chamado ‘Programa Frutal de Cara Limpa’.

Ela comenta que essa iniciativa atende os pedidos de moradores de todos os lugares do município, tendo o propósito de efetuar a limpeza e manutenção destes logradouros.

Na indicação, a vereadora sugere a participação da Secretaria de Obras para disponibilizar os maquinários e realizar a tarefa; da Secretaria de Meio Ambiente para agendar as ações de limpeza e da Secretaria de Cultura, que realizaria a limpeza e melhoria das quadras poliesportivas, academias ao ar livre, quadras de areia e demais espaços esportivos.

Já o Departamento de Zoonoses faria um trabalho de orientação à população sobre combate à dengue e outras doenças, antes da execução do trabalho.

“Nosso objetivo é solucionar os problemas identificados, atendendo as demandas e assegurando melhores condições de vida para a população. Sugerimos dividir o município em áreas e, após concluir o ciclo, voltar ao cronograma novamente”, diz.

“Força tarefa”

Na indicação do vereador Jhonathan, ele solicita a realização de uma “força tarefa” para providenciar a limpeza urgente nos canteiros centrais e terrenos de propriedade da Prefeitura.

Segundo ele, a finalidade é evitar a proliferação de insetos, roedores, caramujos, e principalmente do mosquito transmissor da dengue e outras doenças igualmente ou mais perigosas.

Sendo assim, o vereador acredita que haverá diminuição do índice destas doenças infecciosas e outros problemas decorrentes, como a poluição do meio ambiente e até como esconderijos nos terrenos por pessoas inescrupulosas, que os utilizam para o uso e a venda de drogas.

“A sociedade tem nos cobrado a limpeza dos terrenos baldios, com a devida razão, e também dos imóveis abandonados da cidade. Porém, é responsabilidade da Administração Municipal cuidar apenas dos terrenos pertencentes ao Município. Os proprietários de terrenos particulares têm, por lei, a obrigação de limpar seus lotes e imóveis. Da mesma forma, é preciso que a Prefeitura dê o exemplo, limpando os terrenos de sua propriedade”, esclarece.

Mutirão

Também o vereador Rapinha pediu a realização de um mutirão de limpeza e intensificação da atuação da Funasa no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika na zona urbana, povoados e distrito de Aparecida de Minas.

Segundo ele, esta é uma medida que deve ser adotada de forma urgente para evitar surtos no município. Rapinha solicita que sejam designados mais garis para varrer as ruas de todos os bairros evitando que se vire uma epidemia, que pode gerar superlotação nos hospitais e até causar mortes.

“No período chuvoso, há uma maior proliferação de insetos trazendo riscos à saúde da população. Por isso, a importância de efetuar um mutirão de limpeza e aplicar veneno para eliminar os focos do mosquito. Muitos moradores estão reclamando da sujeira constante. Diante disso, precisamos de um maior número de garis para fazer o serviço de forma satisfatória”, conclui.

Inscreva-se em nossa NewsLetter