Atuando em conjunto, os vereadores Irma Rezende e Jarbinhas elaboraram uma indicação em que pedem o cumprimento da Lei 6.600 que dispõe sobre a implantação de boca de lobo inteligente nos logradouros da cidade.
Eles declaram que são recorrentes os alagamentos e empoçamentos nas vias públicas de Frutal, o que causa sérios transtornos à população, além do descolamento de placas de asfalto e prejuízos à infraestrutura urbana.
A implementação das "bocas de lobo inteligentes", conforme sugerida pela dupla de vereadores, visa otimizar o escoamento das águas pluviais, monitorando em tempo real a quantidade de água acumulada e evitando o transbordo.
Eles ressaltam ainda que a poluição e o acúmulo de lixo nas vias públicas contribuem significativamente para o entupimento das galerias pluviais, exacerbando os problemas de alagamento e prejudicando ainda mais o meio ambiente. O entupimento também resulta em danos ecológicos, contaminando solo e corpos d'água, comprometendo a qualidade de vida da população.
Para sanar o problema, Irma e Jarbinhas sugerem a elaboração de um plano de ação com instalação das bocas de lobo em pontos estratégicos; destinação de recursos financeiros para instalação dos dispositivos e realização de campanha conscientização para a população preservar as bocas de lobo e fazer o descarte adequado de resíduos.
“Desta forma, conseguiremos minimizar os impactos das chuvas e garantir mais segurança e qualidade de vida aos munícipes, além de promover a preservação ambiental”, salientam.