Por meio de indicação aprovada na reunião do dia 28, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou ao prefeito e à Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, que seja efetuado um levantamento e diagnóstico da situação das praças de Frutal.
Seu objetivo é que sejam visualizadas soluções quanto aos problemas relacionados à manutenção, como plantio de árvores e arbustos, poda de árvores e roçado do gramado. A medida visa ainda a limpeza, reposição de bancos e brinquedos, bem como a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de deficiência PCD, buscando a inclusão social, e ainda, avaliar a iluminação e a segurança desses importantes logradouros públicos.
De acordo com a vereadora, a população tem reclamado muito sobre as praças de Frutal. Por isso, ela considera que a reforma e manutenção terão maior alcance após um diagnóstico geral de todas as praças de Frutal, ocorrendo de forma planejada.
“As praças públicas ajudam na qualidade de vida da população. Seus espaços promovem convívio social e momentos de lazer. São importantes para a diversão das crianças, prática de esportes, além de possibilitar desenvolvimento de projetos ligados à educação ambiental com as crianças, pois sabemos que se conseguirmos plantar essa sementinha de consciência ambiental nelas, teremos futuros cidadãos que cuidam e prezam pela natureza e bem-estar social”, ressalta.
A vereadora comenta ainda que existem alguns projetos relacionados à educação ambiental, porém, acredita que falta engajamento por parte das secretarias responsáveis pelas praças e pelos moradores dos bairros da comunidade escolar.
Irma ressalta que a instalação de brinquedos adaptados nas praças permitirá que a criança com deficiência, em geral, desfrute do prazer de brincar e seja estimulada, contribuindo positivamente com o seu crescimento pessoal.