Recentemente foi realizada em Frutal mais uma reunião entre funcionários da Copasa e representantes de várias instituições, entidades e empresas para atualizar as informações do Programa Pró-Mananciais, gerenciado no município por um coletivo local de meio ambiente denominado COLMEIA – que tem a finalidade de desenvolver atividades voltadas na recuperação da bacia do Ribeirão Frutal, suas nascentes e respectivas matas ciliares.
Criado pela Copasa com o objetivo de preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público, o Pró-Mananciais busca o envolvimento das comunidades na proteção do meio ambiente. “Esse programa foi desenvolvido visando a melhoria de nossas microbacias. O Colmeia, por sua vez, é o grupo gestor responsável pelo desenvolvimento dessas atividades em campo”, explica Adilson Ferreira da Maia, encarregado do setor socioambiental da empresa.
De acordo com o servidor público Marco Aurélio França, a proposta da reunião alcançou o objetivo esperado. “A nossa ideia é fazer um ‘cardápio’ de ações, que posteriormente poderão beneficiar outras localidades. A iniciativa começou com Ribeirão Frutal, onde já cercamos quase 20 mil nascentes e fizemos o plantio de 8 mil mudas. Nós precisamos agora trazer os parceiros para o programa, entre eles usinas, a cervejaria, UEMG, FAF, dentre outros”, ressalta.
Programa Pró Mananciais
O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa.
Iniciado em 2017, o Pró-Mananciais integra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica, no contexto das mudanças climáticas. O Programa traz em sua concepção a ideia do antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas e dos pequenos cursos d’água, desde a sua nascente até o seu ponto de captação.
As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente – APP, plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.
Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia)
O Programa Pró-Mananciais representa um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia) – grupo formado nos municípios que recebem o Programa imprescindível em todas as etapas do seu desenvolvimento – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações.
A Copasa conta com equipes regionalizadas de técnicos que compõem o Setor de Atuação Socioambiental (SAS) da empresa, responsáveis pela condução do processo de formação dos Colmeias e acompanhamento do desenvolvimento do Programa nos municípios. Além da equipe do SAS, os Colmeias contam com representantes da prefeitura, da Emater e com a participação de outras instituições/atores interessados em contribuir na recuperação e preservação das bacias hidrográficas e/ou áreas de recargas dos mananciais de abastecimento de água do município inserido no Programa.