Geral

Programa de Educação Ambiental nas Escolas

Programa de Educação Ambiental nas Escolas

ASecretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Secretaria de Educação, realiza o programa Educação Ambiental nas Escolas, que tem o objetivo de conscientizar as crianças a respeito da importância de preservar o meio ambiente.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Mônica Alves, o programa faz parte de um acordo firmado entre Prefeitura de Frutal e Ministério Público, para trabalhar também a questão da educação ambiental. “A nossa proposta pedagógica é baseada na teoria da alfabetização ecológica do Fritjof Capra e nós seguimos também a metodologia utilizada na Escola da Toca, que é natureza como mestra, ou seja, o grande foco do programa é trabalhar a educação ambiental dentro do pensamento sistêmico, da interdependência entre todos os seres vivos”, ressalta.

Segundo a secretária Mônica, nesta primeira etapa as educadoras ambientais Gercina Ângelo e Aline Souza, estão visitando todas as escolas da rede municipal de ensino, com foco nos resíduos sólidos, ou seja, trabalhar a conscientização do que será o projeto junto com as crianças. Já a segunda fase do programa será colocar as crianças em conexão com a natureza. “Vamos iniciar o processo de criação de hortas agroecológicas nas escolas e também inaugurar o Parque Ecológico, que será um espaço para que as crianças possam aprender a se reconectar com a natureza e principalmente ter o desenvolvimento de aulas práticas dentro da observância de todo o ecossistema”, informa.

Conforme explica a educadora ambiental, Aline Souza, os trabalhos tiveram inicio no mês de março a partir da 1ª Roda de Práticas Ecológicas, que contou com a participação dos professores da rede municipal, onde foi colocada a proposta de trabalhar a educação ambiental nas escolas. “Já passamos por quase todas as escolas da rede municipal na área urbana, estamos finalizando na Escola Municipal Frei Teodósio, na sequência iremos desenvolver esse projeto também nas escolas da zona rural”, afirma.

Segundo Aline, durante o bate-papo com os alunos surgem diversas dúvidas, principalmente relacionadas àquestão do lixo. “Eles têm muitas dúvidas de como descartar o lixo, qual a forma correta, questiona também sobre os terrenos baldios, onde muitas pessoas jogam lixo e depois colocam fogo, ou seja, falamos muito sobre a questão das queimadas, que é uma campanha que está em vigor na Secretaria de Meio Ambiente, para estar conscientizando a população quanto as queimadas principalmente no período da seca e estar ensinando a estas crianças, que se eles aprendem levam isso para o futuro”, explica.

Inscreva-se em nossa NewsLetter