Nesta quarta-feira (23), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, esteve na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba para apresentar o programa "Saúde em Rede" para microrregião de Frutal/Iturama, alvo deste primeiro momento do projeto. Ambos os municípios assinaram Termos de Adesão ao programa.
No encontro, participaram presencialmente os gestores de Frutal e Iturama e, de forma remota, os secretários de saúde e prefeitos dos demais municípios da microrregião, que são Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales e União de Minas.
O objetivo, segundo o Estado, é organizar as Redes de Atenção à Saúde desde a Atenção Primária, passando pela atenção especializada e hospitalar, promovendo melhorias nos serviços com foco inicial na linha de cuidado materno-infantil.
A metodologia utilizada no programa será a educação a distância, com apoio da Escola de Saúde Pública (ESP-MG), na formação de analistas regionais que ficarão responsáveis pela formação de tutores que atuarão nos municípios.
A implantação será feita em três ondas, sendo esta a primeira, com 19 microrregiões incluídas, e as demais com 33 microrregiões cada, com previsão de implantação total no estado até 2022.
Para Fábio Baccheretti, os três princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) – universalidade, integralidade e equidade – são o principal objetivo do "Saúde em Rede".
Ainda de acordo com o secretário, o programa propõe melhorias na saúde por meio da reorganização de processos e capacitações técnicas nos três níveis de assistência, ou seja, atenção primária, secundária e terciária.
"É um projeto de mudança de cultura de processos dentro do SUS. A expectativa, a partir desta capacitação e melhoria dos processos, é que o paciente tenha o atendimento de forma integral. A ideia é acompanhar o paciente durante todo esse processo e garantir a melhor assistência integral".