Durante a noite da última sexta-feira (27) foi realizada em Campo Florido a grande final do Campeonato Regional de Futsal Feminino, partida em que as meninas do Ressaca Esporte Universitário conquistaram o vice-campeonato após terem sido derrotadas pela equipe do Delta Esporte Clube pelo placar apertado de 6x5.
Para disputar a competição, o Ressaca contou com atletas da Universidade do Estado de Minas Gerais e também com jogadoras da própria cidade, realizando assim, uma integração entre a UEMG e a sociedade frutalense, oferecendo oportunidade também para jogadoras que não fazem parte do ambiente universitário.
Representando a Universidade do Estado de Minas Gerais e a cidade de Frutal, o Ressaca fez uma campanha extremamente positiva, visto que estavam invictas até a disputa da final. As frutalenses encerraram a participação no torneio com 45 gols marcados em apenas 6 partidas, uma média de aproximadamente 8 gols por jogo. Além disso, as aurinegras contaram com a melhor jogadora e a goleira menos vazada do campeonato.
Ao longo da competição, a Prefeitura Municipal de Frutal disponibilizou um transporte para que a torcida pudesse apoiar as atletas nas partidas, desempenhando assim, um papel de valorização para as jogadoras que representaram positivamente a cidade na competição regional.
O atual presidente do Ressaca, Marcus Vinícius Matos Muniz Garcia dos Santos, destacou que foi possível montar uma forte equipe por conta da composição de jogadoras universitárias e também de atletas que representam a cidade de Frutal, executando assim uma união e integração entre a universidade e a sociedade frutalense, demonstrando um dos pontos positivos que a UEMG oferece para a população. “Muita gente imagina que a UEMG é só festa, bagunça, mas não é. Projetos como o nosso do Ressaca, são exatamente para isso, para mostrar que a universidade tem um papel social muito forte”, concluiu.
Mesmo não conquistando o primeiro lugar no campeonato, Marcus ressaltou que o sentimento é de dever cumprido e que está orgulhoso das meninas que representaram o Ressaca e a sociedade frutalense pelo bom desempenho apresentado ao longo do torneio. “Graças ao empenho e ao foco das meninas, nós conseguimos fazer uma campanha histórica. Pela primeira vez um time nascido da UEMG disputa um campeonato regional feminino. A campanha foi vitoriosa no meu ponto de vista”, inteirou ele.
Marcus ainda esclareceu que surgiram novos convites para que o futsal feminino do Ressaca dispute outros torneios, mas lamentou a falta de condição financeira e investimento no esporte feminino que poderá dificultar a participação da equipe nas competições.
A organizadora do futsal feminino do Ressaca no Campeonato Regional, Letícia Vitória Assis da Silva, salientou que a conquista foi relevante, visto que contribuirá para o crescimento do esporte feminino no ambiente universitário e também na cidade Frutal. “Dentro da cidade e da universidade, o esporte feminino tem tido mais destaque. As pessoas estão acompanhando e valorizando mais. Isso tudo só tende a melhorar, principalmente na cidade Frutal”, finalizou a organizadora da equipe.
Após a conquista do vice-campeonato, os próximos compromissos das meninas do Ressaca Esporte Universitário são pelo Campeonato Intercursos da UEMG e pelo JU-Mineiro (Jogos Universitários de Minas), que acontecerá na cidade de Muzambinho.