Geral

Secretária alerta quanto aos cuidados com o tempo seco

Secretária alerta quanto aos cuidados com o tempo seco

O tempo seco e a ventania típica do mês de agosto contribuem de forma significativa para o aumento dos casos de doenças respiratórias, resfriado, gripe e nas situações mais graves, pneumonia com a necessidade até mesmo de internação hospitalar. O alerta é da secretária municipal de Saúde, Marília Gonçalves Martins.

De acordo com ela, a preocupação aumenta, pois em abril quando ocorreu a Campanha Nacional contra a Gripe H1N1, Frutal atingiu 87% dos grupos prioritários para a vacinação quando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde foi de 90%. Além da vacina, conforme lembra Marília, é importante que as pessoas saibam que existem outras formas de prevenção da gripe. Hábitos simples que podem ajudar a evitar que o vírus seja disseminado como: lavar as mãos; ao tossir e espirrar levar o antebraço próximo à boca; evitar o contato do nariz, boca e olhos em ambientes contaminados, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e ingerir bastante líquido.

Segundo Marília Martins, em Frutal este ano, já foram registrados cinco casos suspeitos de H1N1, dois confirmados e um óbito. “É uma doença grave que normalmente começa a aparecer nesse período e é preciso tomar os cuidados necessários” alerta. A secretária orienta as pessoas a procurem uma Unidade Básica de Saúde, logo que apresentar qualquer sintoma de gripe, para atendimento médico e evite se automedicar. “As UBSs atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18”, informa.

Marília Martins esclarece ainda que as pessoas precisam ter o hábito de procurar as Unidades Básicas para o primeiro atendimento. Após avaliação, o médico é quem vai definir se o paciente deverá ou não ser encaminhado ao Hospital Frei Gabriel. “Indo direto ao hospital ela poderá esperar até quatro horas conforme a classificação de risco do Protocolo de Manchester”, observa.

Com sintomas de resfriado e gripe a pessoa pode procurar a UBS, agora os casos de gripe com síndrome respiratória aguda grave acompanhada de falta de ar intensa, são considerados urgentes e o paciente precisa procurar o hospital.

Inscreva-se em nossa NewsLetter