Geral

Secretaria Nacional de Esporte promove curso sobre o PELC

Secretaria Nacional de Esporte promove curso sobre o PELC

Uma equipe de Governo Federal esteve em Frutal na sexta-feira (21) para verificar o andamento do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), e realizar um curso com os coordenadores do projeto.

Frutal se inscreveu para o programa em 2014, mas, devido a burocracias e entraves, as atividades somente foram iniciadas no dia 19 de fevereiro deste ano.

Para o programa, foram contratados 24 agentes que foram divididos em quatro núcleos (Escola Necime Lopes, Parque dos Lagos, Ginásio Clayton Brito e Escola Vicente de Paulo), sendo destinados seis agentes para cada núcleo.

Nos núcleos, são desenvolvidas várias modalidades como ginástica, xadrez, futebol, handebol, voleibol, basquete, karatê, capoeira e outras atividades e recreações, atendendo crianças a partir de 9 anos até adultos de todas as idades.

O coordenador da PELC em Frutal, o educador físico Pablo Barros, destaca que nos quatro meses de realização, o projeto superou as expectativas. A princípio, o projeto visava alcançar 1.600 pessoas (400 em cada núcleo), porém, já existe em Frutal, núcleo com mais de 700 beneficiados.

“Estamos bem evoluídos, inclusive na avaliação da equipe que veio de Brasília que ficou satisfeita com o andamento do programa e nosso ideal é evoluir cada vez mais”, ressalta.

Também o coordenador do Departamento de Esportes da Prefeitura, Waldinei Garcia (Dinei), destaca que é grande o projeto sendo desenvolvido em Frutal. “Só temos a parabenizar todos agentes, coordenadores de núcleos e pessoal que dá suporte e que estão trabalhando para fomentar esse programa na nossa cidade”, frisa.

Um dos principais incentivadores do PELC em Frutal, o vereador Edivalder Fernandes da Silva – que representou a Câmara Municipal e o Rotary Clube no curso –, salienta a importância do projeto para a cidade.

“O esporte é saúde, relacionamento, liderança; ele abrange várias áreas. Tivemos um testemunho de uma senhora de 82 anos que deixou de tomar medicamentos como depressivos e hoje tem outra qualidade de vida. Por isso, é um programa magnífico que vem dar melhores condições de vida a toda população frutalense. Ficamos muito felizes com o resultado alcançado nesse breve início de projeto”, acrescenta.

No curso, esteve presente a orientadora pedagógica da Secretaria Nacional de Esporte, Luciene Valéria Salgado Costa, que, antes de estar em Frutal, só teve oportunidade de acompanhar o projeto na teoria.

“Aqui, tive a chance de acompanhar na prática. A gente vê o empenho dos profissionais e a vontade de todos para que o programa dê certo. É um programa muito importante e fico muito feliz de verificar o desenvolvimento dele”, finaliza.

Inscreva-se em nossa NewsLetter