Uma sequência de frentes frias que devem avançar pelo Sul do Brasil nos próximos dias surge como esperança para quebrar o bloqueio atmosférico que atua no país desde o dia 22 de abril.
Esse sistema é o responsável pela onda de calor que vem mantendo as temperaturas elevadas no Sudeste e no Centro-Oeste e um dos fatores que contribui para as chuvas constantes no Rio Grande do Sul.
Nesta quinta-feira (9), o ar frio polar que veio com a frente fria vai baixar as temperaturas no Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, áreas do sul gaúcho podem registrar mínimas abaixo dos 10°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo potencial" por conta do declínio da temperatura esperado para boa parte do estado. Nas regiões sob o aviso meteorológico, os termômetros podem registrar queda de até 5ºC.
Alerta para chuvas nos próximos dias
Com o avanço da frente fria, a chuva deve se concentrar na faixa norte do estado nesta quinta, na divisão com Santa Catarina. A previsão é de tempo frio e seco no sul do Rio Grande do Sul.
O avanço desta nova frente fria é consequência de um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina.
Apesar dos volumes menores esperados para esta quinta, a situação tende a mudar nos próximos dias, com previsão de chuva fortes a partir de sexta-feira (10).
Segundo o Inmet, no fim de semana, os volumes podem passar de 100 milímetros, atingindo principalmente o centro-norte e o leste gaúcho.
Fonte: G1