Geral

Servidores estaduais da Educação entram em greve

Servidores estaduais da Educação entram em greve

Servidores estaduais da Educação iniciaram greve nesta quinta-feira (8), informou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG).

De acordo com a categoria, o movimento começou porque o governo não cumpriu acordos assinados e o pagamento do piso salarial. A categoria também pede o fim do parcelamento dos salários e do 13º e um atendimento de qualidade pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).

Pela manhã, os servidores se reuniram em Conselho Geral. Na parte da tarde, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), eles decidiram pela continuidade da greve.

A assessoria de imprensa do Sind-UTE-MG informou que oito carreiras entraram em greve, como professores, diretores, supervisores e cantineiras, por exemplo. O sindicato disse que a adesão não havia sido em 100%, mas que ainda não tinha os números exatos para divulgar.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG) informou que foi notificada oficialmente pelo sindicato sobre a paralisação da categoria convocada para esta quinta. Em relação às reivindicações a pasta disse que o governo está empenhado em cumprir o acordo assinado com a categoria em 2015.

O comunicado ainda informa que os reajustes salariais concedidos por esta gestão representam um aumento de 46,75% na remuneração dos professores e demais carreiras da rede estadual. Em janeiro de 2015, quando o governador Fernando Pimentel assumiu, os professores de educação básica recebiam um salário inicial de R$ 1.455,33. Hoje, a remuneração inicial do professor, para uma carga horária semanal de trabalho de 24 horas, é de R$ 2.135,64.

Em relação à correção dos salários segundo o índice de reajuste do piso nacional, o governo está impedido de enviar o projeto de lei à ALMG em virtude de ter ultrapassado o Limite Prudencial de gasto com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Inscreva-se em nossa NewsLetter