Geral

Sindicato faz audiência pública sobre segurança no campo

Sindicato faz audiência pública sobre segurança no campo

O Sindicato Rural de Frutal realizou em sua sede uma audiência pública para debater a situação da segurança pública na zona rural do município. A reunião aconteceu na tarde de segunda-feira, 17 de junho, e contou com a presença de produtores rurais e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara Municipal, CONSEP Rural (Conselho de Segurança Pública) e CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), além do deputado estadual Heli Grilo, ex-chefe regional da Polícia Civil.

Na ocasião foi entregue ao deputado um manifesto assinado por membros do Sindicato, da Câmara e dos conselhos municipais, solicitando ao Estado medidas que ajudem a combater os altos índices de criminalidade na área rural.

Nivaldo Pacheco, presidente do Sindicato Rural de Frutal, destacou a importância do manifesto. “Através desse cenário calamitoso em que estamos vivendo, nós do Sindicato Rural de Frutal, pesquisando então a nossa realidade, resolvemos originar daqui um documento intitulado Manifesto dos Produtores Rurais de Frutal. O Sindicato Rural é um órgão criado com a obrigação exclusiva de lutar pelo produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, seja ele morador ou não da zona rural”, explica.

O manifesto apresenta reivindicações que vão desde o pedido de viaturas adequadas para estradas rurais até ao pedido da criação de uma delegacia rural para atendimentos urgentes. Heli Grilo, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, explica que algumas reivindicações já estão sendo trabalhadas, como a questão dos veículos para a PM. Segundo ele, existem projetos para aumentar a segurança pública e um deles já está sendo analisado.

“Existe um projeto que nós já entregamos, que é a questão da criação da delegacia de combate ao crime na zona rural, seja ele de que espécie for”. Heli explica que a criação dessa delegacia contribuirá não somente para o perímetro rural, mas também para o perímetro urbano, que será beneficiado pelo aumento do número de policiais em atuação.

O Sindicato Rural também reivindica a melhora dos equipamentos dos policiais. Segundo o presidente, melhorias nos armamentos são extremamente necessárias em meio a uma situação que ele classifica como precária em Frutal. Nivaldo destaca ainda a necessidade de instalação de um sistema de monitoramento, conhecido como “Olho Vivo”, também na zona rural. “Sabemos que não se consegue monitorar toda a zona rural, a área do município é grande, mas se conseguirmos conversar com as competentes polícias Militar e Civil para colocar esse sistema ao menos nos pontos estratégicos, será uma grande vitória nossa”, explica.

O vereador Pedro do Nascimento, presidente da Câmara Municipal, esteve presente na reunião e explica que a segurança na zona rural é uma preocupação de todos. O vereador diz que demandas neste setor tem sido encaminhadas a Belo Horizonte e apresentadas aos deputados.

Para Heli Grilo, as sugestões apresentadas na reunião surtirão efeito em médio e longo prazo. “Só existem duas formas de se combater a criminalidade: em médio e longo prazo com educação, e a curto prazo com enfrentamento. Só se enfrenta os bandidos atuais dando estrutura adequada para os policiais, então se conseguirmos dar estrutura para a Polícia Civil e Polícia Militar, pode ter certeza que isso vai diminuir”, explica.

Na reunião desta segunda-feira, o Major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, apresentou com seus colegas alguns dados estatísticos sobre o aumento do número de furtos e roubos de gado e maquinários na região. O major comentou a atuação da PM para tentar coibir a criminalidade na área rural e passou algumas sugestões para que cada produtor também faça sua parte, ajudando na prevenção de crimes e contribuindo com denúncias de atividades suspeitas.

Segue a íntegra do manifesto entregue ao deputado estadual Heli Grilo:

Manifesto dos Produtores Rurais de Frutal

 Os produtores rurais de Frutal, através de seu sindicato, vêm à presença do Ilustríssimo Deputado Estadual, Delegado Heli Grillo, reivindicar ao Governo do Estado de Minas Gerais apoio à segurança pública na área urbana e rural de nosso município e região.

As pessoas que vivem e trabalham no campo hoje estão vivendo momentos de medo e angústia em face à sensação de insegurança reinante na região.

Queremos aqui ressaltar que temos em nossa comarca um poder judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Civil competentes, trabalhadores e extremamente imbuídos do sentimento de cumprir com seus papeis.

Porém, sobre o Estado não podemos dizer o mesmo. A realidade das polícias é precária, falta material humano para completar um efetivo com o mínimo para atuar. Na zona rural faltam viaturas próprias para as estradas rurais e equipamentos.

 Diante desta calamitosa situação, nomeamos aqui algumas das nossas principais reivindicações:

  • Instalação urgente de uma Delegacia Rural em Frutal;
  • Criação de um Disque Polícia 190 Rural com a utilização de um telefone celular via satélite, instalado na viatura rural; 
  • Criação e instalação de um Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Frutal;
  • Instalação de um sistema de monitoramento, um “Olho Vivo” voltado para a zona rural;
  • Viaturas novas e próprias para a zona rural para as polícias Militar e Civil; 
  • Preencher o quadro humano para completar e ampliar o efetivo voltado para a atuação na segurança no campo, tanto na Polícia Civil como na Militar;
Nós produtores estamos prontos para colaborar dentre de nossas possibilidades, mas acreditamos que o Estado precisa fazer a sua parte, pois hoje ele está ausente.

Estamos em pânico, a cada dia sabemos de novos prejuízos de nossos companheiros pelas mãos de criminosos que agem com ousadia e o que é pior, todos nós tememos, colocando vidas de trabalhadores e famílias inteiras em risco.

Não estamos pedindo privilégios, só queremos exercer nosso direto ao trabalho para o nosso sustento e progresso da nossa nação.

Inscreva-se em nossa NewsLetter