Em sessão solene ocorrida na segunda-feira (29), foi realizada a entrega de um título de cidadã honorária para a soldado Vivian Danielle Alves, cujo projeto foi de autoria da vereadora Juliene Sabino e aprovado por toda a Câmara.
Vivian – que tem 34 anos e é natural de Araxá (MG) – se formou na escola militar em 2016 e, no ano seguinte, foi transferida de Uberaba para Frutal, sendo a primeira soldado do sexo feminino a integrar o pelotão tático móvel.
Posteriormente, foi designada a integrar o “Projeto Acolher”, que, junto a uma equipe multidisciplinar, atua na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), visando o atendimento de mulheres vítimas deste tipo de violência.
Desde a implantação do programa, os índices de feminicídio zeraram e houve uma diminuição na violência doméstica, já que a patrulha contribui de forma significativa na segurança das vítimas, quebrando o ciclo de violência doméstica.
Ao utilizar a tribuna, a soldado disse ser muito grata a Deus por poder representar as mulheres como policial militar frente a sociedade frutalense e também ficou lisonjeada pela homenagem recebida.
“Esse título demonstra o meu trabalho, dedicação e afinco junto às mulheres que, às vezes, não têm condições psicológicas e financeiras para abandonar o lar e vêm sofrendo violência de diversas formas”, disse.
“Espero – completou – que a gente possa, cada dia mais, dar as mãos uns aos outros, com intuito de salvar a vida de uma mulher, quebrar esse ciclo de violência e viver numa sociedade melhor. Como cidadã frutalense, quero criar minha família num ambiente harmônico, com muita honra e gratidão”.
A autora Juliene Sabino ressaltou que fez a homenagem devido a dedicação, carinho e respeito com que a policial militar vem prestando seu serviço na sociedade, atuando com muita dignidade e responsabilidade junto às vítimas de violência.
Segundo ela, devido a atuação de Vivian frente ao PPVD, a militar tem incentivado as mulheres a trabalhar, viver e, principalmente, não se calar.
“É um título que, principalmente eu e toda a bancada feminina da Câmara, concedemos com muito carinho, pela responsabilidade e relevantes serviços prestados pela soldado Vivian à comunidade de Frutal”, concluiu Juliene.