Assim como em todas as cidades do país, Frutal definiu os votos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual no primeiro turno das eleições 2022, realizado neste domingo (2).
Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional.
Jair Bolsonaro, do PL, foi o candidato mais votado para a Presidência da República na cidade. Para o cargo de governador de MG, Zema, do Novo, recebeu mais votos.
Ao fim da apuração na cidade, Jair Bolsonaro, do PL, teve 50,90% dos votos para a Presidência (15.115 votos), enquanto Lula foi a escolha de 43,10% dos eleitores (12.801 votos) do município. Segundo colocado na disputa, ele enfrenta Lula no 2º turno, no dia 30 de Outubro.
Para o cargo de governador, Zema recebeu 64,14% dos votos (16.574 votos) entre os eleitores de Frutal. O segundo colocado nesse cenário foi Kalil, com 27,11% (7.005 votos). Zema garantiu a reeleição no 1º turno.
Para o Senado, Cleitinho liderou as escolhas do município, com 12888 votos, vence quem obtiver a maior soma de votos no estado. Atualmente deputado estadual, ele foi eleito senador.
Dr. Edgard foi o mais votado pela cidade para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 8899 votos – para se eleger, é preciso que o candidato e seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.
Em todo Estado, Dr. Edgard obteve 9.772 votos - mas a quantidade ficou abaixo a votação necessária.
Para o cargo de deputado estadual, Arnaldo foi o mais votado pela cidade, com 13035 votos – assim como ocorre para o cargo federal, é preciso que o candidato e seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.
Arnaldo foi reeleito com 61.059 em todo Estado.
A eleição em Frutal (MG) teve 26,33% de abstenção.
Colaboração: g1 Triângulo
Reportagem: Samir Alouan