Geral

TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA PODEM TER NOVO RECORDE DE DIA MAIS FRIO DOS ÚLTIMOS 21 ANOS

TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA PODEM TER NOVO RECORDE DE DIA MAIS FRIO DOS ÚLTIMOS 21 ANOS

A chegada de uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar, promete derrubar as temperaturas e provocar novas geadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba nesta semana.
As mínimas podem superar as registradas no dia 30 de junho e criar um novo recorde para a região. Mas antes da chegada do frio, o geógrafo William Borges alerta para um superaquecimento na terça-feira (27) e na quarta-feira (28).


“Normalmente, no mês de julho, a temperatura média não passa dos 25°C. No início da semana, é esperado temperaturas acima dos 30° C”, apontou o Borges.
As anomalias climáticas continuam na quarta-feira (29), quando é esperada a passagem da frente fria. A média, para a época, é em torno dos 14 °C, mas a previsão, segundo o geógrafo, é que os termômetros da região registrem temperaturas mínimas de até - 2 °C.


Vale lembrar que, na última semana, foram registradas sensações térmicas de - 4° C, ou seja, aquela sentida pelo corpo. Já para os próximos dias é esperado o registro efetivo de temperaturas negativas.
Porém, Borges ressaltou que a frente fria superar a do dia 30 de junho, quando sensações térmicas de -7 °C foram registradas é, ainda, apenas uma possibilidade. Segundo o geógrafo, as expectativas sobre a falada “marca histórica” é porque, nas previsões numéricas, são apontadas para o Brasil, temperaturas mínimas de - 25 %; enquanto no dia 30 de julho, a previsão era próxima dos - 15° C.


Apesar disso, para saber como este fenômeno vai afetar o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Borges informou que é preciso esperar e analisar com que força a frente fria vai chegar na região.
“É muito cedo para afirmar que será um frio histórico, precisamos acompanhar durante a semana, mas pode sim superar a última marca”, pontuou.
Quanto às geadas, o especialista afirmou que elas estão previstas para quinta-feira (29) e para sexta-feira (30). As cidades onde é esperado o maior frio, conforme Borges são Patrocínio e a zona rural em torno de Uberaba.


A climatologista de Uberaba, Wanda Prata, explicou que as geadas devem ser registradas nas partes mais altas das regiões. "Podemos não ter mais geada branca, mas vai ocorrer a geada negra", informou.
Umidade do ar
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar seco, de origem polar, deve atuar na região. Com isso, o esperado é que a taxa de umidade relativa do ar entre em estado de alerta.


Para a semana, segundo o geógrafo, o valor mínimo deve ficar abaixo dos 20% e pode chegar até os 60%, no período da manhã.
Assim, a região continua a registrar baixas umidades, com valores distantes do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta como ideal o ideal a taxa entre 60% a 80%.
Fonte: G1

Inscreva-se em nossa NewsLetter