Reunião agora pouco no gabinete da Prefeita Maria Cecília Marchi Borges com a participação dos secretários, ACIF/CDL, forças de segurança e Ministério Público definiu o fechamento por pelo menos 10 dias do comércio de Frutal para tentar conter o avanço do COVID-19. De acordo com a promotora Daniela Campos Abreu Serra, quem descumprir a medida, poderá ter o comércio incluindo em TCO, e se mesmo assim o comerciante continuar aberto, poderá ser conduzido preso.
O comitê de enfrentamento ao Coronavírus foi instituído, e a fiscalização será rigorosa. O promotor público Renato Teixeira Rezende destacou que não há crise de desabastecimento, mas a população deve ir aos mercados apenas em casos extremos, não havendo portanto necessidade de sair de casa.
O promotor ainda falou que todos os estabelecimentos como bares, lanchonetes, restaurantes, devem ficar fechados, e o delivery será mais utilizado a partir de agora nesses estabelecimentos. As medidas estão sendo adotadas por todo país, e a intenção é conter a proliferação do vírus. Em relação aos bancos, as pessoas devem utilizar mais os aplicativos para serviços, e que todos respeitem a distância de segurança caso precisem ir às agências.
As autoridades disseram que quanto antes as medidas sejam adotadas, mais cedo o país sairá da crise. A presidente da ACIF Mirths Helena Chagas, comentou que a decisão veio de encontro ao que a entidade esperava.