Geral

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM FRUTAL ESTÁ ABAIXO DO ESPERADO

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM FRUTAL ESTÁ ABAIXO DO ESPERADO

Desde o início deste mês, as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das UBSs “Sônia Regina Macedo Oliveira” (Jardim Brasil), “Gilberto Abate” (Nossa Senhora Aparecida) e “Carlos Alberto Vieira” (Novo Horizonte) que não possuem salas de vacina, estão realizando em Frutal e no distrito de Aparecida de Minas a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe).

No entanto, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento a procura pela dose ainda está abaixo do esperado. Dos grupos a serem imunizados nesta segunda etapa da Campanha, do total de 9.246 idosos, até o momento apenas 2.645 idosos acima de 60 anos foram vacinados além de 284 professores que também estão incluídos nesta nova fase de imunização.

Lembrando que a segunda etapa da vacinação termina no dia 08 de junho. Nesse período, os idosos deverão levar um documento pessoal e Cartão de Vacina, já o professor deve apresentar um comprovante que confirma que ele está em atividade, a exemplo do holerite. Aqueles que não se vacinaram na primeira etapa, como gestantes, puerpuras e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias podem procurar a Unidade Básica do bairro onde mora para receber a dose normalmente.

Segundo destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Patrícia Xavier Silva Barbosa, é muito importante que os grupos com direito à vacinação se protejam o quanto antes contra a Influenza, uma doença grave que pode levar a morte. “O risco de contrair a gripe aumenta ainda mais com a aproximação do frio”, observa a enfermeira.

Os principais sintomas da Influenza são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. No adulto, o quadro clínico pode variar de intensidade. Na criança, a temperatura pode atingir níveis mais altos, podendo desenvolver quadro de bronquite, além de sintomas gastrointestinais. Já o idoso quase sempre apresenta febre e a temperatura não atinge níveis tão altos. “Por isso, aos primeiros sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente por atendimento médico”, destaca.

Inscreva-se em nossa NewsLetter