Foi aprovada uma representação de autoria do vereador Alex Freitas destinada ao deputado federal André Janones solicitando empenho junto ao Governo Federal na viabilização de recursos para a ONG “Abraço Azul” que uma entidade sem fins lucrativos voltada para apoio, diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ONG nasceu através de iniciativa dos próprios pais de crianças e adolescentes autistas. No início, o grupo atuava no apoio as famílias, realizando eventos, encontros e palestras, conscientizando sobre o TEA.
Porém, com o tempo, a entidade foi crescendo e agora está prestes a inaugurar a sua própria sede, no bairro Ipê Amarelo, ao lado da Creche Pequeninos de Jesus. O espaço (onde já funcionou a Casa Lar do Município) foi cedido pelo Poder Judiciário de Frutal e está sendo reformado e ampliado.
De acordo com Alex, a ONG “Abraço Azul” necessita de recursos para iniciar seu funcionamento na nova sede, assim como existe também a necessidade da aquisição de equipamentos e instrumentos voltados para o tratamento do TEA.
Com o funcionamento da instituição, que vai atuar no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Frutal) também será beneficiada, sendo que essa entidade já atende mais de 400 usuários, e vive atualmente situação de alta demanda.