O vereador Alexandre Braz foi autor de uma indicação aprovada na reunião do dia 13, sugerindo ao prefeito e Secretaria Municipal de Meio Ambiente que seja implantado em Frutal um projeto de educação ambiental. A finalidade é conscientizar a população quanto a separação dos materiais recicláveis e, futuramente, a implantação da coleta seletiva no Município.
Alexandre destaca que a reciclagem de materiais encontrados no lixo urbano é de grande importância sobre o aspecto ambiental, sanitário, social, econômico, pedagógico e político.
Ele observa ainda que a prática da reciclagem prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício e o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos; reduz o consumo de energia na produção e gera renda pela comercialização dos recicláveis.
“A coleta seletiva, o reaproveitamento, a redução e a reciclagem do lixo são soluções mais adequadas para se resolver o grave problema do lixo no planeta. A participação de cada um e da comunidade como um todo é a base para a solução do problema. Separar o lixo não é uma tarefa difícil; requer apenas mudança de hábito e um pouco de boa vontade, que poderão ser conseguidos através de um projeto de educação ambiental”, justifica.