O Legislativo frutalense aprovou uma indicação do vereador Jarbinhas que solicitou a criação de um ‘atlas’ contendo toda a história e geografia do Município, para ser disponibilizado à população e escolas municipais.
Trata-se de uma pesquisa a ser desenvolvida em colaboração envolvendo a comunidade e não somente construir um atlas como uma coletânea de mapas produzidos por cartógrafos.
Segundo ele, o projeto pauta-se na ideia de que os professores, como possuidores de saberes específicos da docência, pesquisem sobre a localidade e produzam um material escolar que atenda prioritariamente as suas necessidades educativas.
Jarbinhas explica que o objetivo é constituir um grupo que se propõe a pesquisar sobre a localidade de Frutal, a fim de construir – dentre outras ações – coletivamente um material educativo (Atlas Escolar) que subsidie o ensino da História e da Geografia, além de fomentar os processos formativos (Formação Inicial e Continuada) dos professores, pesquisadores e alunos envolvidos.
“A produção do Atlas deverá apoiar-se nos processos formativos (que envolvem aprendizagens profissionais da docência) e nas especificidades das escolas de ensino fundamental. Os resultados serão, portanto, materiais (produto em forma de um Atlas Municipal Escolar: Histórico e Geográfico) e, ao mesmo tempo, formativos, no sentido de que estarão subsidiando os processos de ensino e de aprendizagem dos professores envolvidos”, justifica.