O vereador Juninho do Sindicato fez uma indicação em que pede os esforços da Administração para implantar em Frutal o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que tem como objetivo chegar rapidamente à vitima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
Juninho explica que as urgências são de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Ele comenta que o Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental.
Segundo o vereador, essa política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
Ele conta ainda que o Samu realiza atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Em Frutal, o atendimento emergencial é feito pelo Corpo de Bombeiros, mas tem acontecido fatos em que as pessoas passam mal à noite e não conseguem ser atendidas por não haver veículo disponível e o setor de ambulância está sempre com muitos atendimentos a serem feitos.
Juninho explica que, para o município ser contemplado, é preciso que o gestor da saúde realize um cadastro junto ao SEI e aguardar o envio da publicação do estrato de doação no Diário Oficial da União (DOU). Depois, é preciso seguir as orientações para retirada específica para cada localidade.