O vereador Rapinha fez uma indicação ao prefeito Bruno Augusto apontando a necessidade de verificar a possibilidade de retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Município, considerando que o país está atravessando possivelmente a 4ª onda de casos de Covid-19.
Rapinha justificou que, segundo notícias, em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos. Em 26 de abril, os dados mostravam uma média móvel de 14.600 novos diagnósticos nos últimos sete dias. Já em 31 de maio, o número saltou para 26.032.
“Estamos observando esse processo desde metade de abril, mas com um ritmo maior agora. É o início de uma quarta onda, mas felizmente ainda não se compara ao que o Brasil já passou". Rapinha reproduziu a fala de Fernando Spilki, virologista e coordenador da Rede Corona-Ômica do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), que monitora e sequencia o genoma do vírus circulante no país.
O vereador lembrou que em São José do Rio Preto o uso de máscaras em locais fechado voltou a ser obrigatório. Além de Rio Preto, outras cidades publicaram decretos sobre a retomada do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19.
“Assim, julgamos que a volta da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados é uma a opção diante do exponencial aumento de casos verificado também em Frutal. E é óbvio que é preciso a colaboração de todos para ampliar os índices de vacinação.”, finalizou Rapinha.