A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação na reunião do dia 6 solicitando que seja criado um programa voltado para o “Novembro Azul”. O objetivo é intensificar as atividades de saúde coletiva focadas na saúde do homem no Município de Frutal.
A ideia é promover acesso às informações sobre medidas preventivas referentes às enfermidades que os atingem, como o combate ao câncer de próstata, doenças cardiovasculares e outras comorbidades com maior prevalência no público masculino.
Com a implantação do projeto, será possível garantir a descoberta precoce do câncer de próstata através um mutirão para realização de exames preventivos gratuitos em homens com idade acima de 45 anos, no mês de novembro.
Outra medida é disponibilizar e incentivar uma série de exames importantes, principalmente a partir dos 30 anos de idade, como hemograma, glicemia, perfil lipídico, sorologias e cardiovasculares e outras comorbidades com maior prevalência no público masculino, além de incentivar a atualização da carteira vacinal.
Também é meta da campanha promover palestras sobre a realização de ‘check-up’ masculino periódico na fase adulta, como forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças.
A vereadora Irma comenta que “Novembro Azul” é uma campanha realizada no mundo inteiro e que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata que é um dos mais incidentes, gerando em torno de 67,86 casos a cada 100 mil homens.
"Essa campanha visa também quebrar tabus, uma vez que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente", argumenta.