Através de requerimento, aprovado no dia 29, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou informações ao prefeito e Secretaria da Educação sobre a instalação de laboratórios de ciência, matemática e informática nas escolas públicas municipais no ano letivo de 2025.
Ela questiona como estão sendo ministradas aulas através da informática; se todas escolas municipais têm computadores funcionando de forma adequada e se há algum projeto para instalar laboratórios de ciências e de matemática.
A professora Irma salienta que espaços tão necessários em uma escola como os laboratórios não deveriam ser algo implementado somente por conta da lei, mas sim pela sua necessidade nas práticas pedagógicas escolares.
“Laboratórios são espaços pedagógicos; é como se fosse uma extensão da sala de aula. Então, é preciso fortalecer essa obrigatoriedade como uma necessidade para o espaço da escola”, enfatiza.
De acordo com o projeto, a União, os Estados e os Municípios ficarão responsáveis por avaliar quais os investimentos necessários e etapas a serem seguidas para montagem dos laboratórios, certificando-se também da participação da comunidade escolar no processo.
Outro destaque do texto diz respeito à formação continuada de professores em educação científica, matemática e na área da informática, para que esses possam atender às especificidades das atividades. A vereadora enaltece que é muito importante a preparação dos professores na busca de um conhecimento que os permitam envolver os alunos nas pesquisas, experimentos e atividades em laboratório.
“A sala de aula é um espaço onde fazemos um debate teórico para o conhecimento dos estudantes. Ir para o laboratório e ver aquela experiência acontecer na prática é muito positivo, porque isso envolve os estudantes, despertando a curiosidade e a vontade em estar naquele espaço que não é comum no cotidiano deles”, finaliza.