Através de Requerimento, aprovado na Câmara de Frutal, a vereadora Irma Rezende Rocha solicitou às secretarias municipais de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos e do Meio Ambiente, bem como o Departamento Municipal de Trânsito, encaminharem, dentro do prazo legal, respostas com informações técnicas sobre os impactos ambientais e urbanos resultantes da indicação do vereador Jhonathan Martins Siqueira (Jhonathan Lavador), que solicitou cimentação de canteiros de avenidas.
Entre os questionamentos da vereadora, estão os seguintes:
O vereador Jhonathan realizou estudos junto à Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente e Departamento de Trânsito sobre os impactos ambientais e urbanos da sua indicação? Existe uma planilha de custos anual da manutenção desses canteiros e logradouros? Se existe, é possível encaminhar para esta casa? Existe um relatório de como o Projeto “Adote Uma Área Verde” tem funcionado no município? Se sim, é possível encaminhar? O Departamento de Trânsito de Frutal, possui algum estudo sobre acidentes causados pela baixa visibilidade que a vegetação promove nesses locais, em consequência da não ocorrência de podas que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal? O custo da cimentação irresponsável é de fato menor do que a preservação dessas áreas?
“Se o Projeto Adote Uma Área Verde estivesse sendo executado de fato, permitindo que o setor privado cuidasse de nossas praças e canteiros, poderiam ser evitadas propostas como a de cimentação dos canteiros das avenidas, destruindo a grama, ameaçando as árvores e aumentando as “ilhas de calor”. Inclusive, indicações como estas que agravam o problema do empoçamento de água em ruas e avenidas e agravam principalmente o problema de escoamento de água e a falta de “bocas de lobo” em nossa cidade, colaborando para a formação de enchentes e enxurradas”, considerou a vereadora.
Por outro lado, a vereadora Irma considerou que se a Prefeitura Municipal efetuar a indicação do vereador Jhonathan Lavador que adote a técnica correta de cimentação. “Não é simplesmente jogar o cimento e problema resolvido. Não, o cimento também precisará de manutenção periódica e, além disso, se a vegetação for substituída, deve ser substituída pelo piso correto, que permite a drenagem da água, conhecido por piso ecológico, garantindo o escoamento da água de forma correta”, concluiu.