Geral

VEREADORA IRMA SOLICITA MONITORAMENTO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE FRUTAL

VEREADORA IRMA SOLICITA MONITORAMENTO DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE FRUTAL

A vereadora Irma Rezende Rocha foi autora de uma indicação em que pede ao prefeito Bruno Augusto, a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos para efetuar monitoramento por meio de rondas diárias, limpeza periódica e averiguação da situação da vegetação nativa da área de APP – Área de Preservação Permanente – situada no bairro Nova Frutal, já que ocorre constante descarte de lixo urbano.

Ela solicita ainda a construção de uma praça na esquina de confluência das ruas Sacramento, Pedro Abel de Queiroz, e Francisco Mariano, que se trata de área institucional, o que solucionaria a falta de um espaço público para lazer na localidade, atendendo também outra demanda dos moradores.

Irma destaca a importância na busca de soluções para o descarte correto do lixo urbano. Segundo ela, muitas vezes, ocorre até de forma criminosa comprometendo seriamente o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores.

Diante disso, a vereadora acredita que são necessárias fiscalização, limpeza, recuperação e monitoramento, para que essas ocorrências diminuam e a sociedade seja conscientizada de sua responsabilidade ambiental. E, caso ocorra o flagrante, o autuado deve ser multado e tem a obrigação de reparar o dano ambiental causado.

Irma comenta que os moradores do Bairro Nova Frutal relatam que estão sofrendo muito, pois as casas estão sendo invadidas por ratos, baratas, aracnídeos, sapos entre outros, causando riscos para as crianças, idosos e animais domésticos.

Os próprios moradores estão tentando fazer a limpeza, mas o poder público precisa tomar uma medida urgente, uma vez que o mato está muito alto e moradores estão vendo até caminhão despejando isopor, plásticos e móveis velhos na mata ao redor do córrego do “Marianinho”.

Existe ainda a preocupação com pequenos incêndios que já começam a acontecer, comprometendo ainda mais o impacto ambiental e a saúde dos moradores próximos da APP.

Irma Rezende salienta ainda que, pela segunda vez, pede a construção de uma praça numa área institucional que se encontra tomada pelo mato, próxima da APP, no final do bairro Nova Frutal. Os moradores afirmam que o bairro não possui nenhuma área para a recreação.

Como a prefeitura já tem a área institucional, ela sugere a construção de uma praça que abrigue atividades de recreação e embelezamento no bairro que não contém esses espaços públicos.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, explica.

Inscreva-se em nossa NewsLetter