Foi aprovada uma indicação da vereadora Irma Rezende na reunião do dia 11, solicitando a criação do Índice de Inclusão Social nas escolas com o objetivo de promover e fortalecer a inclusão na rede municipal.
A proposta é que seja utilizado como ferramenta para mensurar e monitorar a inclusão de todos os alunos nas atividades escolares, além de identificar as principais dificuldades e os avanços nesse processo.
Como medidas, ela propõe que seja promovida a equidade; fazer a identificação de desafios e oportunidades; fortalecimento da rede de apoio e compromisso com a diversidade e os direitos humanos.
“A educação é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária; é imprescindível que a inclusão social seja uma prioridade em nossas escolas. A inclusão de alunos com deficiência, com diferentes origens culturais, étnicas, socioeconômicas, religiosas, entre outras diversidades, deve ser garantida e incentivada de forma efetiva. A criação do Índice será um importante passo em direção a uma educação mais inclusiva e justa para todos”, argumenta.