A vereadora Irma Rezende foi autora de uma indicação aprovada na última reunião em que ela requer do Poder Executivo a elaboração de um projeto de lei propondo a concessão de desconto no pagamento de IPTU para as pessoas que adotarem animais de rua, acolhidos pelo Centro de Zoonoses e monitorados pela ONG Protetora de Animais.
Para ela, esta é uma medida de grande relevância para os animais, por isso, solicita ao prefeito um projeto que concede o desconto do IPTU como forma de incentivo a esta medida de adoção dos animais de rua.
Com isso, ela espera que possa minimizar os danos causados pelo abandono e aliviar os gastos dos contribuintes que adotam animais, tentando evitar o desiquilíbrio da situação financeira das pessoas.
Irma Rezende declara que é alarmante a quantidade de cães e gatos abandonados e, por isso, são muitas as dificuldades para se acolher os animais. Ela ressalta ainda que é preciso fazer intensas campanhas contra maus-tratos e se efetuar castrações e adoções conscientes.
Segundo ela, o abandono de animais é um grande problema na cidade não apenas com relação a questão da saúde pública, mas principalmente por conta dos sofrimentos destes animais, vítimas de maus tratos, fome e intempéries climáticas.
A vereadora acrescenta que mesmo com o trabalho de ONG e voluntários, centenas de animais aguardam um lar na cidade e muitos são vítimas da crueldade e degradação do ato do abandono.
“Essa iniciativa não irá impactar de forma relevante o orçamento do município, já que o valor do benefício concedido poderá ser recompensado com a economia nos gastos de manutenção de canis públicos e estabelecimentos congêneres”, conclui.