A vereadora Irma Rezende fez uma representação direcionada a todas as escolas públicas de ensino médio do município a fim de providenciar as inscrições para o programa “Jovem Senador 2022” que se encerram no dia 18 de março.
As redações dos estudantes que pretendem concorrer devem ser enviadas para a Secretaria Estadual da Educação, sendo que a seleção dos que irão representar seus estados ocorrerá em duas etapas.
Primeiramente, a escola deverá realizar o concurso de redação do Senador Federal e escolhe uma que irá representa-la na seleção estadual. O tema deste ano será “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã” e pode ser aplicada por professor de qualquer disciplina.
Na segunda etapa, a Secretaria Estadual da Educação escolhe as três melhores redações que serão enviadas ao Senado Federal para a seleção final, sendo classificada 27 redações (uma de cada estado e do Distrito Federal). Os autores de textos vencedores irão participar da Semana de Vivência Legislativa, exercendo a função de “jovens senadores e senadoras”, com discussão dos projetos que podem virar lei.
“O programa Jovem Senador começa na escola com a mobilização dos estudantes e professores para a realização do concurso de redação. É importante não deixar para a última hora, já que falta pouco para o envio das redações vencedoras para a Secretaria da Educação”.
Apenas estudantes das escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa Jovem Senador. Eles devem ter, no máximo 21 anos, e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico, integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). O regulamento, a ficha de inscrição e a folha de redação estão em www12.senado.leg.br/jovemsenador.