A Câmara de Frutal aprovou uma indicação da vereadora Irma Rezende destinada a Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos, na qual ela sugere o desenvolvimento de projetos de ocupação de áreas públicas e institucionais com o objetivo de atender as demandas do município e possibilitar a ampliação da vida coletiva e da humanização da saúde.
Para isso, ela sugere que sejam adotadas medidas como mapeamento para fazer levantamento das áreas públicas e institucionais dos bairros de Frutal e diagnosticar os problemas e carências presentes em cada um deles.
Ela sugere a escolha de um programa ideal para aplicação de um bom projeto urbano, atendendo as principais carências de cada bairro, relacionadas à infraestrutura, áreas verdes, lazer, esporte, transportes, Saúde e Educação.
Irma Rezende ressalta que muitos bairros de Frutal, apesar de ter áreas disponíveis e abandonadas, são carentes de políticas públicas e precisam de projetos sociais que satisfaçam suas necessidades sociais básicas (trabalho, saúde, habitação, educação, saneamento, lazer e outras).
A vereadora lembra que, muitas vezes, estes locais se tornam depósitos de lixo que comprometem a segurança e a saúde das pessoas.
“O mapeamento diagnóstico possibilitaria o desenvolvimento de projetos mais adequados aos moradores de cada bairro, como saneamento básico, quadra esportiva, praças, linha de ônibus circular, UBS, creches, cursos profissionalizantes que abram melhores perspectivas para o mercado de trabalho, e outros. Nossas crianças, jovens e adultos, principalmente dos bairros mais carentes, precisam de toda a atenção e respeito do Poder Político e possuem direitos garantidos pela nossa Constituição. Cumpre salientar que o espaço público deve estar sempre bem cuidado e aproveitado”, conclui.