A vereadora Maíza Signorelli fez uma indicação à secretária de Saúde, Patrícia Xavier e ao prefeito Bruno Augusto pedindo a criação da “Semana Municipal do Aleitamento Materno” a ser comemorada entre os dias 1º e 7 de outubro, anualmente.
Para ela, é de grande importância essa data porque fará com que a sociedade se desperte cada vez mais sobre esse direito humano e a consciência da comunidade e que sejam desenvolvidas campanhas e atividades educativos nesse sentido.
Na mesma indicação, ela pede a criação do banco de leite materno no Hospital Frei Gabriel. “Esta é uma medida imperiosa, considerando que, além de coletar, processar e distribuir o leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, o banco de leite também poderá realizar atendimento de orientação, promoção e apoio à amamentação. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia”, informa.
Maíza solicitou ainda para se efetuar estudos sobre a possibilidade de criação de um Centro de Tratamento de Feridas e Reabilitação com Ozônio em Frutal. Conforme explica, esta técnica já tem confirmação na cicatrização de feridas crônicas, pois o ozônio demonstrou propriedades antissépticas, acelerando a formação de tecido e o crescimento de novos vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo de sangue no local da lesão.
“A ozonioterapia tem feito bastante sucesso e outras prefeituras aderiram a esse tratamento, melhorando a qualidade de vida das pessoas que sofrem com feridas crônicas e assim seria mais um avanço na saúde pública do Município”, conclui.