A Câmara Municipal de Frutal tem acompanhado de forma ativa e próxima os problemas envolvendo a pandemia de Covid-19 em Frutal. Durante este período os vereadores têm mantido diálogo constante com o Executivo para auxiliar Frutal a enfrentar da melhor forma possível os casos da doença.
Em 2020, pela primeira vez, os vereadores contam com o chamado “orçamento impositivo”, que são ações estabelecidas no âmbito do orçamento do município que devem ser realizadas pelo município.
Com a lei, os 15 vereadores destinaram R$847.847,25 para ações na área da saúde, grande parte delas centradas no Hospital Frei Gabriel, implantação da UTI e estruturação de Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.
Para facilitar o desenvolvimento das ações, a Câmara deverá contribuir com a devolução de parte do duodécimo para a Prefeitura, garantindo que o caixa do município tenha condições de efetivar as propostas aprovadas no orçamento impositivo, garantindo melhor condição de atendimento à população nesse período de pandemia do Covid-19.
Funcionamento do Legislativo
Respeitando os decretos municipal e estadual, o Legislativo suspendeu temporariamente as sessões presenciais e os trabalhos internos passaram a ser desenvolvidos na modalidade de home office, sendo que casos necessários em que não são possíveis realizar em casa estão sendo desenvolvidos de forma interna nas dependências da Câmara.
Fonte: Rodrigo Portari