A Câmara de Frutal aprovou um requerimento de autoria dos vereadores Jarbinhas Despachante e Juninho do Sindicato, na reunião desta segunda-feira (17), em que eles pedem informações ao prefeito Bruno Augusto a respeito da coleta e da destinação final do lixo em Frutal.
Na proposição, eles questionam os motivos pelo qual não se realizou uma licitação para uma empresa gerir o aterro e se existe fiscalização no local. Os vereadores também indagaram a respeito do ano de fabricação dos veículos que fazem a coleta do lixo, lembrando que foi firmado um contrato estabelecendo que não poderia ser inferior a 2015.
Outros questionamentos são relacionados ao local em que descarregam os resíduos, se é feita a pesagem dos caminhões quando chegam no aterro, bem como a forma que ocorre o controle de entrada e saída de pessoas na área do aterro. Por fim, ele perguntou como é calculada a quantidade de lixo recolhido em Frutal.
Os vereadores Jarbinhas Despachante e Juninho do Sindicato enfatizam que necessitam destas informações, pois há a possibilidade de perder a licença do aterro sanitário de Frutal. Segundo eles, antigamente, era feita a aferição do INMETRO na balança, o que não ocorre mais.
“Frutal é uma cidade pujante, tanto no agronegócio, na implantação de indústrias, comércio valoroso, universidade e voltará a ter um ‘lixão’. Nós lutamos e gastamos tanto pelo aterro sanitário e agora podemos perder isso”, argumentaram.