Os vereadores Juninho do Sindicato, Jarbinhas Despachante e Irma Rezende foram autores de uma indicação na qual pedem que a Administração faça o reajuste concedido ao Piso Nacional dos professores, por se tratar de uma exigência legal e de grande importância no sentido de valorizar e respeitar estes profissionais.
Eles informam que o piso dos professores para 2022 é de R$ 3.845,63, conforme portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), já que obteve um reajuste de 33,24%.
Conforme os autores, já foi concedido um reajuste de 10,16% aos servidores, mas não o de 23,08% aos professores a fim de se adequar ao piso nacional. Eles entendem que deve ser feita para todos os professores da educação básica, independente do quanto já são suas remunerações ou salários-base.
Os autores explicam que este piso é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica e com jornada de 40 horas semanais de trabalho.
A lei estabelece que os reajustes devem ser feitos a cada ano, no mês de janeiro e que o piso é o valor mínimo a ser pago aos professores, em início de carreira. “Esperamos que o município cumpra essa medida, garantido o repasse e fazer valer o direito dos servidores da educação”, concluem.