Com o objetivo de conscientizar os alunos, o vereador Zizi fez uma indicação em que solicita ao Executivo que seja criado nas escolas o projeto “Educação no Trânsito”. A ideia é que os estudantes fiquem em alerta sobre os perigos do trânsito, aprendendo a se comportar e respeitar as leis para a segurança própria e de outras pessoas.
Zizi observa que, através da educação, é possível transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, construindo um trânsito mais humano e cidadão.
Ele declara que o tema ‘trânsito’, como prática educativa cotidiana nas escolas municipais, trará como benefício novos condutores dotados de uma postura mais adequada e consciente no trânsito, uma vez que isso será incutido nas crianças.
Dados e reportagens sobre ciclovias, ciclofaixas, acessibilidade e acidentes de trânsito envolvendo pedestres e bicicletas seriam fornecidos aos alunos. O intuito é de que as crianças compreendam que os pedestres são mais vulneráveis a fatores como velocidade e peso de veículos quando ocorrem acidentes.
“O programa resultará não somente na qualidade da formação de futuros motoristas, mas também na educação dos jovens para o exercício da cidadania no espaço público, seja como pedestre, ciclista ou condutor. Assim, será possível criar um ambiente favorável à implantação de uma nova cultura orientada ao trânsito que prima pela cidadania, pela preservação e pela qualidade de vida”, conclui.