A Câmara de Frutal aprovou uma indicação do vereador Zizi que requer a fiscalização e até a aplicação de multas previstas no sentido de estimular que os proprietários de terrenos baldios providenciem a limpeza de seus imóveis.
O objetivo é evitar a proliferação de insetos, escorpiões, roedores, caramujos e principalmente do mosquito transmissor da dengue e outras doenças perigosas. Desta forma, ele acredita que estará diminuindo os índices destas doenças e prevenir outros problemas decorrentes da falta de limpeza como poluição do meio ambiente e utilização como esconderijo de pessoas inescrupulosas que aproveitam estas situações para venda de drogas.
Zizi enfatiza que o Código de Posturas do Município permite à Prefeitura notificar e multar os proprietários, bem como executar o serviço de limpeza e cobrar do contribuinte infrator.
O vereador lembra que estas medidas têm sido cobradas pela sociedade, já que são muito imóveis abandonados na cidade. Ele destaca que a Administração tem a responsabilidade sobre os imóveis que pertencem a ela, enquanto que a obrigação pelos terrenos particulares é de seus proprietários.
“É preciso que a Prefeitura dê o exemplo, limpando os seus terrenos e cobre das pessoas a mesma postura e, assim, possamos evitar a proliferação de mosquitos e outros problemas de saúde pública”, argumentou.
Semáforos
Em outra indicação, Zizi pediu a instalação de semáforos no cruzamento da Avenida Euvaldo Lodi com a Rua Olavo Bilac (esquina com Supermercado JB 3), com urgência.
Conforme ressalta, o local possui um trânsito de veículos intenso, principalmente nos horários de pico, com ônibus e motos trafegando; por isso, o risco de acidentes é constante, o que está correndo bastante.
Ele entende que com a implantação de semáforos, todos vão respeitar o sinal, tornando a vida dos motoristas bem mais cômoda e a dos pedestres mais segura. “Essa é uma medida urgente, a qual esperamos seja realizada o mais breve possível”, salientou.