A Polícia Militar compareceu neste domingo (03) por volta de 23 horas na sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados em Frutal (APAC), para registrar a fuga de cinco internos.
De acordo com a diretora da instituição, cinco recuperandos do regime fechado escalaram o muro da quadra de esportes, que é utilizada aos domingos para visita dos familiares, e saíram do local.
Ela disse que aos domingos é estipulado o horário de 22 horas para todos se recolherem em suas celas e que um deles é responsável pelo trancamento da grade que dá acesso à quadra de esportes, deixou a mesma aberta.
Após a escalada do muro, os recuperandos tiveram acesso ao telhado da quadra e ainda apanharam alguns lençóis para improvisarem uma corda.
Foi feito o cerco bloqueio e rastreamentos para tentar encontrar os autores, porém até o momento ninguém foi localizado.
NOTA DA APAC
A APAC de Frutal enviou uma nota à nossa redação sobre o ocorrido na noite deste domingo:
“A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC/Frutal) vem a público esclarecer que de fato na noite de domingo (3 de abril de 2022), foi registrada a fuga de cinco recuperandos do regime fechado. Não houve nenhum tipo de violência.
Informamos que todas as providências já foram tomadas e as forças de segurança de Frutal já estão atuando, juntamente com a direção da APAC.
O fato ocorrido não desabona a credibilidade da instituição – que é modelo em Minas Gerais – e nem o processo de recuperação dos demais apaqueanos, visto que se trata de uma situação isolada.
O método Apac conta com medidas específicas e criteriosas para atuar diante de situações como estas, que são lamentadas, mas não podem ser desconsideras diante de um sistema de privação de liberdade.
O trabalho continua normalmente, de forma séria e comprometida, buscando sempre o melhor, não só para os recuperandos, mas também para o cumprimento do compromisso que temos para com a proteção de toda a sociedade civil”.
Frutal, 4 de abril de 2022
Paula Queiroz
Gerente Geral das APACS Frutal