Uma cobra Jararaca foi capturada no começo da manhã de ontem, no Residencial José Sales Filho, em Frutal. O réptil, um filhote, foi localizado pela moradora de uma casa na rua Wiston Ruy Soares Ramalho. Ela acionou o Corpo de Bombeiros, que por sua vez, encontrou a cobra em um saco na calçada da residência.
Após a captura pelos militares, a pequena jararaca foi levada para seu habitat natural. Apesar de pouco divulgado, é frequente a localização de animais selvagens em ambientes urbanos. Os mais comuns, pelo que temos acompanhado no trabalho da equipe na cidade, são gambás, teiú e cobras da espécie cipó.
Sobre a Jararaca
É um réptil que vive preferencialmente em ambientes úmidos, nas partes mais fechadas da floresta e beiras de rios, onde encontra seus alimentos preferidos: sapos e ratos. Por gostar de climas temperados, é uma das espécies de cobras mais comuns na Mata Atlântica. Possui hábitos noturnos, dormindo durante o dia embaixo de folhas, pedras e outros lugares abrigados. A reprodução se dá pelo chocamento de ovos, podendo gerar até 20 filhotes em uma ninhada. Chega a medir cerca de 1,2m e seu veneno pode ser letal, tanto para animais quanto para humanos.