Durante operação, Polícia Militar do Meio Ambiente apreende arma de fogo
No dia 03 de outubro, a Polícia Militar do Meio Ambiente realizou uma operação onde foi possível identificar a posse ilegal de arma de fogo, juntamente com acessórios, e também munições de uso permitido.
Após levantamento de informações acerca de possíveis caçadores de animais silvestres na região, os militares tiveram informações que autores estariam praticando a caça de capivara, utilizando arma de fogo e comercializando a carne dos animais abatidos. Diante disso, foi desencadeado operação em zona rural, onde as equipes compareceram a uma fazenda na região de São Francisco de Sales, MG.
No local foi anunciado o motivo da presença policial a um senhor, gerente de uma fazenda, sendo por este autorizado vistoria na residência. Após buscas, foi encontrada no quarto do casal entre o guarda roupa e a parede uma espingarda calibre 36. Dando prosseguimento a busca também foi encontrada sobre o colchão outra espingarda calibre 28 e os cartuchos foram encontrados na gaveta do guarda roupa.
O senhor foi questionando se possuía documentação legal das armas de fogo e o mesmo relatou que não possuía certificado de registro destas, contrariando a legislação em vigor, Lei Federal 10.826/2006.
Foi realizada a apreensão das armas, juntamente com apetrecho, momento em que foi dada voz de prisão em flagrante ao senhor e conduzido juntamente com o material apreendido para a delegacia de Frutal, para providencias decorrentes. O mesmo foi conduzido sem uso de algema.
No término da ocorrência, os militares que atuaram na mesma fizeram o relatório dos materiais apreendidos, sendo estes:
01 espingarda calibre 28;
01 espingarda calibre 36;
08 cartuchos intactos calibre 28;
01 cartucho intacto calibre 36;
04 cartuchos deflagrados calibre 28;
04 cartuchos deflagrados calibre 36;
01 recipiente contendo chumbo para caça;
01 recipiente contendo pólvora negra.