Polícia

GAECO REALIZA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO 'TRAMA FLUIDA' NA SEDE DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA

GAECO REALIZA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO 'TRAMA FLUIDA' NA SEDE DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou na manhã desta terça-feira (20) a segunda fase da operação "Trama Fluida" em Uberlândia e Catalão (GO). A ação ocorreu na sede da Prefeitura.

Em nota, a Prefeitura informou que "operação deflagrada pelo Ministério Público é continuidade da investigação motivada pelo Processo Administrativo aberto pelo próprio Município, por meio do Dmae, no ano de 2022 e remetido à promotoria para devidas apurações.

O Município esclarece, ainda, que instituiu, no início do ano, novos procedimentos com o avanço das investigações e mantém-se à disposição, como sempre esteve, para quaisquer esclarecimentos e outras colaborações".

Até o momento, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) não repassou detalhes da operação.

Na primeira fase, realizada em janeiro, a operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e em outros endereços. Investigou, inclusive, a suspeita de fraudes em processos de licitação do Dmae, em Uberlândia.

Além da sede do Dmae, que fica na Avenida Rondon Pacheco, o Gaeco também esteve em empresas nos bairros Tibery e Martins em janeiro deste ano. Na ocasião, também foram cumpridos mandados em Catalão (GO).

Segundo o Gaeco, a investigação mirava uma organização criminosa responsável por favorecimentos indevidos a determinadas empresas privadas por parte de agentes públicos vinculados ao Dmae, inclusive por meio de fraudes em processos licitatórios.

Entre os crimes investigados estão associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. Sessenta agentes de segurança participam da operação, entre promotores, policiais e delegado.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

Inscreva-se em nossa NewsLetter