Um motorista de 43 anos foi morto a tiros na tarde de quinta-feira (22) na LMG-798, zona rural de Uberaba, após ter tido o caminhão roubado. Um jovem de 29 anos confessou o crime à polícia e disse que o motivo era uma dívida de R$ 6 mil. O rapaz foi preso, juntamente com um amigo de 24 anos, que o ajudou na fuga.
Conforme a Polícia Militar (PM), a equipe foi acionada após o caminhão que estava carregado com muçarela ser encontrado abandonado com o motor ligado na rodovia. Durante a investigação, uma testemunha informou que viu 3 indivíduos em um carro branco estavam armados próximo ao km 14 e abordaram o caminhão.
Os militares conseguiram identificar o veículo informado, porém, o trio conseguiu despistar a equipe e fugir pela vegetação. Durante a busca, o corpo da vítima foi encontrado próximo à ponte do Rio Claro, a cerca de 200 metros da rodovia, momento em que a PM constatou que se tratava de um caso de latrocínio — quando ocorreu crime de roubo seguido de morte.
Na cintura do motorista foi encontrada uma pistola com 15 munições intactas. Os policiais então entraram em contato com a empresa em que o homem trabalhava e descobriram que na manhã do crime um ex-funcionário havia comparecido ao local e conversado com a vítima. Na casa dele, em Santa Juliana, a PM identificou que as características físicas batiam com as informações repassadas pelas testemunhas.
Ao ser questionado sobre o crime, ele informou que passou o dia em casa, mas a esposa do rapaz relatou que ele tinha saído da residência por volta das 10h e retornado apenas às 17h30. Ela ainda mostrou aos policiais o tênis que o marido usava no dia, que havia sido lavado pouco tempo antes da chegada da equipe.
Ao ser questionado sobre os vestígios de terra no sapato e sobre os paradeiros das roupas, o jovem confessou à PM o crime. Ele contou que a vítima lhe devia R$ 6 mil há mais de 5 meses e que ao ser questionada sobre o pagamento desviava do assunto.
Então, para quitar o valor, o jovem e o motorista combinaram de seguir viagem até Ribeirão Preto (SP), onde iriam fingir terem sido roubados e ele ia se apropriar da carga do caminhão. Ao chegar perto da ponte do Rio Claro, ele desceu do veículo e foi abordado pelo motorista e ameaçado com uma arma.
Ele ainda contou que tranquilizou o homem e falou que ele não precisava mais lhe pagar a dívida, contduo, apesar de o motorista ter cedido e ter guardado a arma, o jovem alegou que ficou com medo e disparou cerca de 4 vezes na cabeça da vítima, o que causou morte imediata.
Na sequência, o rapaz contou que abandonou o corpo no local e fugiu em direção a Uberaba e que ao perceber a presença dos policiais abandonou o veículo e pediu ajuda a um amigo, o jovem de 24 anos, que o buscou próximo à penitenciária da cidade.
Ao ser questionado sobre outros envolvidos no crime, o jovem negou a informação e disse que era o único autor. Ele e o amigo receberam voz de prisão.
O jovem pode responder por latrocínio e o amigo por favorecimento pessoal. O caminhão, junto com a carga e os pertences da vítima foram entregues ao dono da empresa de laticínios.
A Polícia Civil confirmou a prisão do jovem de 29 anos e disse que o corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias e a motivação do crime.
Fonte: G1