Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um grave acidente que aconteceu neste sábado (13), no km 210 da BR-153 (Cruzeta). A colisão ocorreu às 20h35min e envolveu dois veículos: uma Carreta Mercedez Bens 2540, de placa ASS-2561, de Palmeira-PR e uma Caminhonete S-10 LTZ, de placa PVZ-8558, de Frutal. Vítimas fatais, a aposentada Rosa Maria de Menezes, 78 anos e a filha Lucelena Maria de Menezes, 47 anos, eram passageiras do veículo de passeio.
A caminhonete tinha condutor, o genro de Rosa e cunhado de Lucelena, o contador Lélio Jesus Ferreira, 59 anos (Escritório União). No momento do acidente, ele retornava de sua fazenda situada na região da Boa Esperança, acompanhado da esposa Eleni Maria Ferreira, também de 59 anos. Ela estava na frente ao lado do motorista, com a mãe e a irmã sentadas nos bancos traseiros. Rosa e Lucelena foram a óbito no local do acidente. Lélio e Eleni foram socorridos e encaminhados para o Hospital Frei Gabriel.
O motorista da carreta, Vinicius Barça, 21 anos, não sofreu ferimentos e aguardou a chegada da Polícia Rodoviária Federal no local do acidente. Juntamente com outros motoristas, ele foi um dos primeiros a prestar socorro à família. O resgate das vítimas foi feito pelos militares do Corpo de Bombeiros e socorristas da Concessionária Triunfo – que administra a rodovia. Segundo eles, as vítimas fatais não usavam cintos de segurança e, com o impacto, foram lançadas de seus assentos sofrendo diversos traumas.De acordo com o depoimento de testemunhas e vestígios deixados no local da colisão, o motorista da caminhonete Lélio Ferreira, que seguia pela MG-255, no sentido Itapagipe / Frutal, por motivo ainda ignorado, não teria feito o trevo, invadido os canteiros que dividem as pistas e atingido a lateral esquerda do segundo reboque da carreta bitrem, que seguia no sentido Fronteira / Prata, transportando uma carga de adubo. A violência do impacto foi tão forte que a frente da S-10 ficou totalmente destruída.
Conforme informação divulgada pela assessoria de imprensa do Hospital Frei Gabriel, apesar dos ferimentos, o contador Lélio Ferreira e a esposa Eleni Maria não correm risco de morte. Ela sofreu um corte na perna e ele fraturou a costela. No HFG, o casal foi atendido pelos médicos Carlos Alfredo e José Plínio dos Reis. Por precaução, Lélio – que possui plano médico – foi transferido horas depois para um hospital particular em Uberaba. Eleni recebeu alta na manhã deste domingo (14).
A Polícia Civil enviou um perito ao local do acidente, que permaneceu interditado por quatro horas. O trânsito na BR-153 não chegou a ser interrompido, pois foi feito um desvio pela MG-255. Após necropsia no Posto de Perícia Integrado de Frutal, os corpos de Rosa e Lucelena foram liberados para velório. O sepultamento ocorreu às 15 horas no Cemitério de Frutal. As vítimas fatais são, respectivamente, avó e tia do vereador Romero Silva Menezes.
Reportagem e fotos: Samir Alouan