Polícia

'O GRANDE IRMÃO': 2ª FASE DA OPERAÇÃO CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA É DEFLAGRADA EM UBERABA, FRUTAL E MAIS 4 CIDADES

'O GRANDE IRMÃO': 2ª FASE DA OPERAÇÃO CONTRA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA É DEFLAGRADA EM UBERABA, FRUTAL E MAIS 4 CIDADES

Nove mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão são cumpridos na segunda fase da Operação “O Grande Irmão”, nesta quarta-feira (31), em Uberaba e outras cinco cidades, incluindo município de Goiás e Mato Grosso do Sul. Os alvos são membros de uma facção criminosa, sendo que alguns deles já estão presos.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), esta etapa da operação foi deflagrada a partir de análise de materiais localizados na primeira fase, que comprovam que membros da facção criminosa que traficavam drogas até dentro da Penitenciária Uberaba I.

Outro ponto é que as investigações apontam que a quadrilha também praticava roubos em propriedades rurais. Entre os alvos estão pessoas já presas: uma em Uberaba, duas em Frutal, uma em Itumbiara (GO) e uma em Campo Grande (MS).

Os outros envolvidos são de Sacramento e Inaciolândia (GO). Durante o cumprimento dos mandados, duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma de fogo e de drogas.

Primeira fase

A primeira fase da operação foi em junho de 2021, com o foco de combater a atuação local da organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e armas, furtos, roubos e na execução dos chamados "tribunais do crime".

Os mandados foram cumpridos em 10 endereços. Foram apreendidos uma pistola, diversas unidades de munição, porções de drogas como cocaína e maconha, anabolizantes, mais de R$ 280 mil em dinheiro, caderno de anotações referentes à organização, diversos aparelhos celulares e computadores. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante.

O Grande Irmão

O nome da operação, “O Grande Irmão”, faz referência ao romance 1984, de George Orwell, que trouxe a famosa a expressão “The Big Brother is watching you”, propositalmente ambígua usada pelo escritor, que pode significar tanto “O grande irmão está observando você” como “O grande irmão está zelando de você”.

De acordo com o Gaeco, nesse sentido, a operação visa, ao mesmo tempo, zelar pela segurança social e manter a vigilância constante sobre a criminalidade organizada.

Fonte: g1

Inscreva-se em nossa NewsLetter