A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou em Frutal, na manhã desta segunda-feira (18), com o apoio da Polícia Militar, a "Operação Proclamação da República". Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva.
No transcurso das diligências, foram presos mais três suspeitos, totalizando 10 prisões preventivas. Durante a operação, foram apreendidos drogas, celulares, mais de R$ 12 mil em dinheiro fracionado, três veículos automotores e materiais.
Segundo o delegado Murilo, responsável pelo caso, depois de seis meses de investigação qualificada, com a captação e cruzamento de dados e informações, foi possível formar um arcabouço de provas indicativas de que os suspeitos formavam uma verdadeira associação voltada para o tráfico ilícito de drogas.
De acordo com o delegado, quatro suspeitos tiveram seus mandados de prisão cumpridos enquanto custodiados em presídios de Frutal, Uberaba e Contagem, visto que, do interior dos presídios, coordenavam o tráfico de drogas na cidade de Frutal e região.
Documentos reunidos durante a investigação apontam que os suspeitos possivelmente estão vinculados à Facção Criminosa PCC. A PM de Frutal prestou auxílio logístico e operacional. As investigações continuarão no sentido de identificar outros integrantes da associação criminosa.
Suspeitos presos por associação para o tráfico que estavam em liberdade:
- Adriano Alves Pires (Mandado de Prisão) - Samuel Cristian Silva Costa (Mandado de Prisão) - Marcelo Paula da Silva Júnior (Mandado de Prisão)
Suspeitos presos por associação para o tráfico que já estavam presos:
- Dhefferson Gomes Pereira Borges (Mandado de Prisão) - Eduardo Oliveira de Aquino (Mandado de Prisão) - Leonardo Braz de Faria (Mandado de Prisão) - Henrique Xavier Primo (Mandado de Prisão)
Suspeitos presos em flagrante:
- Flávia Aparecida Silva (Associação ao Tráfico de Drogas) - Maria Elaque de Oliveira (Desacato) - Alexandre de Oliveira Machado (Uso e Consumo de Drogas)
Equipe que participou da investigação e da operação:
Delegado Cezar Felipe Colombari Silva Delegado Murilo Cezar Antonini Pereira Delegado João Carlos Garcia Di Pietro Inspetor Luiz Carlos Subinspetor Alessandro Investigadores: Viviane, Ricardo, Alexandre, Matheus, Ismael, Alvaro, João Paulo, Lorena, Lidyanna, Juliano e Rogério Escrivães: Daniela e Bruna Nove policiais militares também participaram da Operação