Polícia

POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS DEFLAGRA “OPERAÇÃO GLIFOSATO” PARA CUMPRIMENTO DE 26 MANDADOS DE PRISÕES PREVENTIVAS E 23 BUSCA E APREENSÃO, NAS CIDADES DE UBERABA E FRUTAL-MG

POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS DEFLAGRA “OPERAÇÃO GLIFOSATO” PARA CUMPRIMENTO DE 26 MANDADOS DE PRISÕES PREVENTIVAS E 23 BUSCA E APREENSÃO, NAS CIDADES DE UBERABA E FRUTAL-MG

Operação que contou com efetivo de 105 Policiais Civis, 27 viaturas policiais e 01 Helicóptero ocorreu nesta data nas cidades de Uberaba-MG e Frutal-MG, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais do 5º Depto. de Uberaba, Delegacias Regionais de Uberaba, Frutal e Araxá, bem como Delegacias de Fronteira, Conquista, Sacramento e Nova Ponte.

As investigações iniciaram em meados de dezembro de 2021, conduzidas pela Delegacia Rural de Uberaba, após roubo de um caminhão que transportava defensivos agrícolas que foi abordado pelos autores, na zona rural de Sacramento-MG. Eles atiraram contra o veículo e roubaram cerca de 5.000 (cinco mil litros) de defensivos agrícolas e seguiam com destino a uma propriedade rural em Rifaina/SP, totalizando valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais).

Em fevereiro de 2022 os policiais da Delegacia Rural de Uberaba localizaram o caminhão em um galpão na cidade de Uberaba e as investigações prosseguiram, com identificação de uma Organização Criminosa especializada em roubos/furtos de Defensivos Agrícolas por todo triangulo e alto Paranaíba, com prejuízo de milhões de reais a várias vítimas.

Após um furto de defensivos ocorrido em Iraí de Minas, com prisão de alguns integrantes na cidade de Fronteira-MG, os investigadores tiveram trabalho em conjunto com as Delegacias de Fronteira e Frutal, fato que identificou outros integrantes da Organização Criminosa num total aproximado de 30 criminosos.

A Polícia Civil identificou que o esquema criminoso movimentou cerca de 170.000.000,00 (cento e setenta milhões de reais) com indícios de lavagem de dinheiro, em apenas 03 (três) anos, por meio de empresas de alguns dos integrantes, como compra e revenda de carros.

Foi representado pelas Prisões Preventivas e Busca e apreensões Domiciliares na Justiça de Frutal, que deferiu os pedidos, com parecer favorável do Ministério Público e nesta data ocorre a “Operação Glifosato” para cumprimento das ordens judiciais.

O nome da Operação faz referência a um dos defensivos agrícolas mais utilizados na Agricultura no Brasil, produto no qual a Organização Criminosa é especialista no roubo/furto.

Inscreva-se em nossa NewsLetter