A Polícia Civil por meio da unidade de Planura, com a participação da Polícia Militar de Planura e Polícia Militar Ambiental de Frutal desencadeou a Operação Roda Livre no dia 04 de maio de 2022, que visou nos cumprimentos de mandados de prisão temporária e busca e apreensão em investigação que apura associação criminosa armada destinada a prática de crimes de roubo de veículos, tratores e maquinários agrícolas em propriedades rurais, além de receptação e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Durante a operação, foi preso temporariamente o investigado P.R.B.R (homem de 27 anos) que é suspeito de integrar associação criminosa destinada a prática de crimes de roubo e receptação. Na residência de P.R.B.R também foi apreendida uma espingarda .36 de uso restrito por estar com a numeração suprimida, um celular e um pino de cocaína.
Também foi cumprido busca e apreensão na residência de E.N.C (homem de 43 anos), ocasião em que foram apreendidos celulares, 01 fuzil marca Mauser, calibre 308, com luneta; 01 fuzil, marca Smith & Wesson, calibre .22. e 01 revólver marca Taurus calibre .357,os quais podem ter relação com o roubo e serão apresentados às vítimas posteriormente para reconhecimento.
Outros dois investigados também estão com mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Criminal de Frutal pela prática dos crimes de associação criminosa e roubo, mas estão foragidos e diligências seguem para localização.
Responsáveis pela investigação: João Carlos Garcia Pietro Júnior (delegado de polícia responsável), Murilo Cézar Antonini e Delmes Rodrigues (delegados de polícia), Gildo Alves (escrivão), Matheus Nascimento e Suzana Gontijo (investigadores de polícia), Tenente Jucimar Rodrigues dos Reis, Sargentos Filho, Mário Sérgio e Rodrigues e Soldados Levi e Gazeta (Polícia Militar de Planura) e Sargento Cardoso e Cabos Milton e Glauber (Policiais Militares Ambientais)