Polícia

Saiba o que é o crime de receptação e fique atento para não ser pego de surpresa

Saiba o que é o crime de receptação e fique atento para não ser pego de surpresa

Crimes de receptação são atendidos diariamente pelos departamentos da Polícia Civil e Militar em Frutal. A irregularidade acontece quando uma pessoa compra algum produto sem nota fiscal e, em muitas ocasiões, o objeto é originado de um furto ou roubo. Sendo assim, a pessoa que adquiriu também comete infração na lei brasileira.


O delegado Murilo César Antonini Pereira, responsável pelas pastas de furto e receptação, explicou que a infração é considerado acessório, pois depende de um crime anterior. Segundo ele, a punição para uma receptação simples pode chegar até 4 anos de reclusão. No entanto, também existe a receptação qualificada, aquela que é praticada em uma atividade característica do comércio, cuja a pena pode dobrar e atingir até 8 anos de prisão.


A autoridade também ressaltou que entre os inquéritos instaurados na delegacia em que é responsável, os crimes de furto e roubo são uns dos mais frequentes, juntamente com o tráfico de drogas e a violência doméstica.
O delegado ainda sugeriu que as pessoas se preocupem no momento de realizar uma compra, com a atenção em quem oferece o produto e no valor, pois um preço mais barato que o normal pode ser uma característica do crime.

Ele ainda esclareceu que é comum que as pessoas acreditem na vantagem econômica compra a compra do produto sem nota fiscal, porém depois eles podem ser localizados e a pessoa pode responder pela infração constitucional. “É muito importante que as pessoas evitem de comprar produtos de procedência duvidosa”, salientou.
Também de acordo com Murilo, existe o crime de receptação sucessiva, quando alguém compra o produto ilícito do primeiro receptador. “As pessoas acham que só a primeira que comprou do furtador vai responder por receptação. Na verdade todos aqueles que participarem dessa cadeia, que pode ter várias etapas, poderão responder”, explicou.

Inscreva-se em nossa NewsLetter