Polícia

Suspeito de participar de assalto em Frutal é Morto em Campinas

Suspeito de participar de assalto em Frutal é Morto em Campinas

A Polícia Militar (PM) apreendeu neste domingo (16) diversos carregadores, coletes balísticos, armas de grosso calibre, rádios de comunicação, roupas camufladas do Exército entre outros objetos na casa do 2º tenente da PM aposentado, Nilson Ferreira das Neves, de 53 anos. Ele foi morto na noite de sábado (15), em um confronto com agentes do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na Estrada Velha de Indaiatuba. O material foi apreendido pelo Baep, após a PM conseguir na Justiça mandado de busca e apreensão na casa dele, no Jardim Santa Lúcia, em Campinas.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que um dos criminosos envolvidos no tiroteio era policial militar aposentado. Ainda segundo a Pasta, a Corregedoria da Polícia Militar foi acionada e a instituição instaurou procedimento para a devida apuração dos fatos. O material apreendido foi apresentado na 2ª Delegacia Seccional.

Informações extraoficiais dão conta de que o policial foi um dos fundadores do Baep e trabalhou nas Ações Táticas Campinas (Atac). Em 2015 se aposentou. Era considerado no meio policial, um excelente profissional, atirador e explosivista. Porém, após ir para a reserva da PM, teria se envolvido com organizações criminosos que roubavam caixas eletrônicos e empresas de transporte de valores, usando explosivos.

As ações de sua quadrilha não só seria em Campinas e região, mas também em Minas Gerais.

No dia 8 de novembro deste ano, ele participou de um ataque a agências bancárias de Frutal, em que uma pessoa inocente morreu durante a fuga dos criminosos.

Em uma das cenas gravadas por monitoramentos, aparece o tenente com arma em punho. Ele também é suspeito de envolvimento ao ataque a empresa de valores Protege, no bairro São Bernardo, em Campinas.

Ferreira, como era conhecido no meio policial, estava com outro suspeito praticando tiros em uma área isolada perto da estrada. Uma viatura do Baep passava pelo local e os policiais ouviram o barulho e foram fazer a abordagem. A dupla fez disparos contra a viatura e os agentes revidaram. Nenhum policial ficou ferido.

Reportagem: Alenita Ramirez (Correio Popular)

Inscreva-se em nossa NewsLetter