Se entregou à Polícia Civil de Frutal na tarde desta quinta-feira (17), o homem suspeito de envolvimento na morte do jovem Niwillem Elmano Santana (Niil), 21 anos, executado a tiros no bairro Paralelo XX. Eduardo Tiago de Oliveira (Beirinha), 24 anos, estava foragido desde a data do crime, ocorrido no dia 26 de dezembro. Conforme o delegado Murilo Cezar Antonini Pereira, responsável pela investigação, Eduardo teria cometido o crime na companhia de Vitor Manoel Coura Cota Vieira, 18 anos – que está preso desde 29 de dezembro.
Na manhã de quarta-feira (16), o delegado Murilo Antonini concedeu uma entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o caso. Na oportunidade, ele divulgou uma foto de Eduardo de Oliveira (Beirinha), com a finalidade de ter o apoio da comunidade na localização do suspeito. “Com a pressão que fizemos ele não teve outra escolha a não ser se entregar", afirmou.
Segundo Murilo Antonini, com base no que já foi levantado pela investigação, a Polícia Civil não tem dúvidas do envolvimento dos dois suspeitos na morte de Niil. “Foi instaurado inquérito, provas foram coletadas e com base nelas chegamos a conclusão de haver indícios de autoria para duas pessoas. Eles são suspeitos de terem covardemente matado a vítima, que foi alvejada com tiros na cabeça”, contou. Em depoimento, Vitor negou participação no crime.
O delegado Murilo Antonini não descarta a possibilidade de alteração do crime de homicídio para latrocínio (morte seguida de roubo). “Considerando o desaparecimento de correntes de ouro que estavam com a vítima, não descartamos uma nova classificação para o caso”, explicou ao ressaltar que a motivação também não está totalmente definida. “Sabemos que houve uma questão passional, mas é possível que outros fatos tenham contribuído para este desfecho. O envolvimento de Niil com o tráfico de drogas é um deles, mas ainda estamos apurando”.
RELEMBRE O CASO
O jovem Niwillem Elmano Santana (Niil), 21 anos, foi executado a tiros na rua Udelson Morais de Andrade, 160, no Paralelo XX, na madrugada de quarta-feira (26 de dezembro), por volta de 1h20. Encontrado caído em via pública, o rapaz chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito momentos depois de dar entrada no Hospital Frei Gabriel.
De acordo com a ocorrência registrada pela Polícia Militar, os policiais tomaram conhecimento do caso por intermédio de uma ex-namorada do rapaz. A moça, que tem 17 anos (e não teve a identidade revelada) declarou que estava no Parque dos Lagos acompanhada de amigos, quando Niwillem passou pelo local e, por não ter gostado de vê-la na companhia de outros jovens, teria feito ameaças de morte contra todos.
Em seguida, Niil teria saído do local em um carro e retornado momentos depois armado com um revólver. Nesta hora, ele estava de bicicleta. Ainda conforme a jovem, o rapaz teria efetuados diversos disparos contra ela e seus amigos – que para não serem atingidos, teriam saído correndo. Não constou na ocorrência da PM o local exato do fato.
Mesmo assim, diante da denúncia feita pela ex-namorada, uma viatura da Polícia Militar seguiu até a residência de Niwillem, que fica próxima do Parque dos Lagos. Foi neste momento que os policiais encontraram o rapaz, caído na calçada do lado oposto de sua casa, a poucos metros do imóvel. Como ele ainda respirava, os militares acionaram o Corpo de Bombeiros, que prestou imediato socorro à vítima.
Durante buscas no interior da casa de Niil, os pms apreenderam dois tabletes de maconha (um de tamanho grande e outro menor), balança de precisão, dois aparelhos celulares e R$ 55,00 em dinheiro. A arma – que conforme a ex-namorada teria sido utilizada por ele momentos antes – não foi encontrada. Correntes de ouro utilizadas pela vítima também desapareceram.