A cada 24h dobram os casos de pessoas em Frutal isoladas com sintomas de Coronavírus

Medidas de combate ao Conoravírus em Frutal se tornam cada vez mais necessárias. Isso porque, a cada 24 horas dobra o número de pessoas em situação de isolamento em virtude de sintomas da doença. Nesta segunda-feira (23), um novo Decreto, ainda mais restritivo, será publicado, depois de ampla discussão entre membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

Situação é bastante preocupante. No dia 17, eram 18 pessoas isoladas. No dia 18, este número subiu para 40, e no dia 19, 46. No dia 20, já eram 64 pessoas isoladas e no dia 21 (último Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde), já somavam 84 pessoas isolados com sintomas da doença.

Neste domingo (22), foram divulgados os primeiros resultados dos exames e três foram negativos. Para a secretária de Saúde, Marília Martins, estes dados não podem ser considerados animadores. “Estudos epidemiológicos comprovam a circulação comunitária do vírus em todo território nacional, o que significa dizer que epidemiologicamente o Coronavírus já circula em nosso meio”, disse a secretária. Outro fator observado por ela, é que estes exames foram colhidos nos dias 13 e 16 – quando a realidade de contaminação no Estado ainda era pequena.

Nas vizinhas cidades de Uberaba e Uberlândia já foram confirmados três casos, em cada uma delas. Em São José do Rio Preto (SP), já foram registrados quatro casos positivos do Covid-19. Ou seja, estamos rodeados por municípios já com casos confirmados da doença.

Na noite de sábado (21), chamou a atenção o caso do município de Monte Carmelo, aqui no Triângulo Mineiro, quando foi registrada a primeira morte com suspeita de Coronavírus, mesmo antes de ser registrado oficialmente o primeiro caso da doença.

A determinação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Frutal é de estado de alerta. Todas as medidas tomadas serão irrevogáveis, nos próximos dez dias. Elas poderão ser estendidas por um período maior, caso as pessoas não permaneçam em casa, o que complicará ainda mais a situação.